quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Camuflagens usadas em Guerras - Parte 1/5

Segunda Guerra

Preocupados com os ataques japoneses contra seu território, em particular contra as bases militares e de fabricação de componentes para a guerra, os EUA, entre os anos de 1941 a 1945, empenhou-se com enorme esforço em camuflar as áreas estratégicas. Uma delas estava na cidade de Burbank, Califórnia, tratava-se da fábrica dos famosos aviões Lockheed P-38 e outros.


Os esforços para camuflar parecem primitivos, no entanto, em 1941-1945 americanos e japoneses não tinham as espionagens por modernos satélites e os sofisticados foguetes de bombardeamento de longo alcance e poder destrutivo como os de hoje. O objetivo deste esforço era esconder a planta e confundir qualquer piloto inimigo que estava à procura de uma grande instalação militar.

A cidade ficou muito parecida com a zona rural, a esperança era confundir os inimigos e impedir o maior número de baixas em instalações. Pois bem, deve ter funcionado porque a fábrica de aeronaves Lockeed nunca foi bombardeada! Estas fotografias foram tiradas durante o início dos anos de 1940 pelo Corpo de Engenheiros do Exército americano e você pode ver o antes e depois.

Antes:

 Depois:






3 comentários:

Curtis disse...

do mal.. mas eles descobriram algumas, ficavam sobrevoando e vendo se as sombras mudavam de lugar.

Eniac disse...

Tem muitas camuflagens que PARECEM que não funcionam, mas isso quando você tá vendo uma foto de perto

A "digital" é um exemplo, negócio cinza todo quadrado bem estranho, mas quebra a visão que é uma beleza.

Senomar disse...

Show de bola... Camuflar uma fábrica inteira... Caramba...