segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Camuflagens usadas em Guerras - Parte 5/5

Mimetismo


O Mimetismo é um dos mais conhecidos mecanismos sendo utilizado por milhares de espécies. Normalmente confundido com camuflagem, o mimetismo tem "efeito" contrário onde o princípio é a exibição ou desorientação e não a dificuldade de localização. 


Um caso clássico de mimetismo militar foi o que ocorreu na Ofensiva das Ardenas em dezembro de 1944. Os alemães transformaram vários de seus tanques em blindados "americanos" como estes Panzer PzKpfw V Ausf. G Panther, que foram modificados para se parecerem com destruidores de tanques M-10 do Us Army.



Outro caso clássico de mimetismo são os engodos militares infláveis, é possível criar uma contra-inteligência sem o risco de perder equipamentos ou com objetivos de desviar a atençaõ do inimigo.
Olhando-se de perto pode parecer ridículo, mas do alto, muitas vezes, as cópias tornam-se quase indistinguíveis de seus modelos originais. E o mais interessante é que essa estratégia não é recente: existem registros do uso desta técnicas datadas da época da Segunda Guerra Mundial, tais como tanques e bombardeiros B-26, além de paraquedistas falsos.



 



0 comentários: