terça-feira, 17 de novembro de 2009

Krav Magá - Arte de defesa pessoal

É a única  luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial. Por ser uma defesa pessoal, praticamente vale tudo. É uma técnica extremamente violenta. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre ela.




Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo.  Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.


Sua técnica visa impedir que o ataque atinja o alvo e ao mesmo tempo simplifica e aumenta a força dos movimentos do contra-ataque. Racionaliza matematicamente os movimentos de ataque e defesa, utilizando a transferência de peso e a força de explosão; potencializando a ação independentemente da força física.




O movimento do golpe funciona como uma mola contida que é liberada: a velocidade não vai aumentando durante o percurso, ele já sai com velocidade máxima. É a força de explosão. Os golpes visam a atingir pontos sensíveis do corpo, o que iguala qualquer adversário, independentemente de sua força física.





Seus princípios são:
  • Ser o mais rápido;
  • Manter o peso na área de contato com o alvo;
  • Atingir os pontos críticos do corpo;
  • Evitar ser atingido;
  • Usar objetos ou ferramentas que estão por perto;
  • Alternar de defesa para ataque rapidamente;
  • Usar os reflexos naturais do corpo;
  • Neutralizar o alvo;
  • Ser objetivo (exemplo: se queremos fugir, fugimos; se queremos bater, batemos).
Todos os movimentos do Krav Maga são montados sob a motricidade natural do corpo humano; e são muito simples, o que facilita a ativação de uma reação em situação de perigo e surpresa. Os movimentos são curtos e, por conseqüência, rápidos.





No processo pedagógico do aprendizado do Krav Maga, utilizamos um sistema de graduação por cores de faixas e em cada graduação encontramos diferentes exercícios com níveis gradativos de dificuldade. Já os cursos para o ramo de segurança, não obedecem a este sistema; seguindo uma divisão em módulos, específicos para cada tipo de trabalho.




Em suma, é uma defesa pessoal simples, rápida e objetiva, acessível a qualquer pessoa.

3 comentários:

Marcelo Ballard disse...

WoW!!!
Gostei...

Gil BB disse...

Faço krav Maga a 5 anos e nunca precisei usar, mas nos treinos, se vc não se cuidar sai quebrado facinho facinho...

Anônimo disse...

Vi um documentário na Discovery, sobre o Krav Maga, muito bom...